Rádio Escola
Rádio@Escola.Com, está capacitando pessoas, entre estudantes e professores da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro, comunicadores e líderes comunitários, em técnicas radiofônicas e temas ambientais com objetivo de ensinar alunos e professores de escolas estaduais a operar equipamentos de rádio e, em parceria com agentes de rádios comunitárias, produzir programas de educação ambiental sobre temas locais, como dengue e coleta seletiva, por exemplo. A utilização de uma linguagem acessível e de uma estrutura dinâmica ajuda a informar e a conscientizar a população sobre os problemas sócio-ambientais de sua região.
O projeto integra o programa Nas Ondas do Ambiente, uma realização da Secretaria de Estado do Ambiente em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, o Viva Rio e a UERJ, e com financiamento do Fundo Estadual de Conservação e Desenvolvimento Urbano.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), Num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, estar formado para a vida significa mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos. Significa saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir. Participar socialmente, de forma prática e solidária e adquirir uma atitude de permanente aprendizado.
Nessa perspectiva, apresentamos a Rádio Morcego como uma alternativa simples e barata para a introdução de novas tecnologias no espaço escolar. O rádio é um meio de comunicação de massa popular que permite o alcance de qualquer pessoa, por ter custos baixos e ser de fácil compreensão. Por não se tratar de um formato novo, e desconhecido da sociedade, pode haver fácil aceitação da escola, professores e alunos como recurso metodológico alternativo.
A rádio como instrumento educativo é muito importante, pois desenvolve a capacidade de escrita e a oralidade, promove a integração da comunidade escolar e oferece a possibilidade do aluno se expressar e se assumir como ser social.
Professor responsável : CARLA LUCIANA DE ARAUJO PINTO- BIOLOGIA